segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Tarte Dourada


Ontem terminou a Feira Artesanal que todos os anos se realiza em Outubro na zona onde moro, em Vila Franca de Xira. É uma feira que dura cerca de uma semana e mais alguns dias, muito engraçada e pacata, óptima para percorrer com a família ou amigos. Tem várias tendas com um pouco de tudo [roupa, mobília, utensílios de cozinha, música, brinquedos], tem também espalhadas em todos os cantos barracas de doces [farturas e churros, pipocas, algodão doce], e ainda um pavilhão onde se expõem e vendem peças artesanais e doçarias de várias partes do país. Ah, e não me posso esquecer da área de diversão [carrocéis, carrinhos de choque, jogos de brinde] onde passamos sempre largos minutos com as meninas.
Este ano fomos lá duas vezes, a primeira com uns amigos e a segunda com a minha mãe. Estavam temperaturas verdadeiramente quentes de Verão e o sol insuportável. Para piorar lembrei-me de levar saltos altos, às tantas já não aguentava com os meus pés. Ainda levei a máquina fotográfica na tentativa de captar algumas imagens para vos mostrar, mas o calor terrível fez-me perder toda a paciência.
Havia lá na feira uma barraquinha que me agradou particularmente, cheia de utensílios de cozinha. Desde as mais variadas formas às colheres de pau, cortadores de feijão, loiça, caixas plásticas, e muito mais. Estavam lá umas formas de tarteletes a rir-se para mim, que dariam muito jeito para fazer esta receita que hoje vos mostro, de umas Tarteletes Douradas. Mas ainda não foi desta que as trouxe e, como quem não tem cão caça com gato, não me atrapalhei e fiz em tamanho grande.

INGREDIENTES PARA A MASSA:
125 g margarina
125 g açúcar
1 ovo
250 g farinha

INGREDIENTES PARA O RECHEIO:

5 dl leite
1 limão [casca e sumo]
100 g açúcar
30 g farinha
1 pitada sal fino
3 gemas
1 ovo

PREPARAÇÃO:
Para a massa misturar bem a margarina derretida com o açúcar, o ovo e, por fim, a farinha. Amassar e tender a massa sobre uma superfície enfarinhada, forrando de seguida várias formas de tartelete ou apenas uma de tarte. Cobrir com papel de alumínio e preencher com leguminosas cruas, levando ao forno a 200º C por 15 minutos. Findo o tempo, retirar as leguminosas e deixar cozer por mais 10 minutos.
Para o recheio ferver o leite com a casca de limão. Num tacho misturar o açúcar com a farinha, o sal, as gemas, o ovo e o sumo do limão. Juntar o leite em fio e levar ao lume até ferver, mexendo sempre. Verter este preparado para as formas pequenas ou forma grande e colocar no frigorífico para arrefecer, não esquecendo de retirar a casca do limão.

Como podem ver pela fotografia, com estas formas de silicone a tarefa de desenformar torna-se bastante fácil. A forma saiu praticamente limpa. Estou satisfeitíssima.


Na hora de servir polvilhei com açúcar granulado e queimei com o ferro apropriado. Fica uma tarte bonita e com o açúcar queimado bem estaladiço como eu tanto gosto.

21 comentários:

  1. Ola amiga...
    Mas que bela estreia da forma...
    Ficou perfeita....
    e deve ser uma delicia esta tarte....

    Ainda bem que gostas te das formas...


    Beijinhos
    Liliana

    ResponderEliminar
  2. Olá amiga!
    Ainda não foi desta, com muita pena minha! Mas isto não fica assim. A coisa resolve-se!

    A tarte ficou linda. As tuas tartes dão-me ganas de ir para a cozinha... curiosamente também queria fazer uma tarte. Mas a que tinha em mente era menos cremosa... E já estou a mudar de ideias! Apetece-me fazer algo com ovos... doce de ovos, creme de pasteleiro, whatever...! Vamos ver o que vai sair daqui! A culpa é tua! lol

    Então tu foste de saltos para a Feira?!? Eu fui com as janotas das sapatilhas! Ainda consegui algumas fotos e já publiquei! Tive pena de vir embora cedo, mas a Beatriz estava muito chocha... acabou por fazer febre durante a noite!

    Muitos beijinhos!
    ;)

    ResponderEliminar
  3. Amiga esta tarte ficou fantástica. Adorei. Olha já agora não me qures ensinar a colocar a marca de água???lool, ainda não consegui. Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá,
    Ficou excelente,e bem gulosa. :)
    essas formas são muito faceis de trabalhar,tenho varias agora conprei para queques,mas da tarte não tenho, mas estou a tratar de ter :)

    bjs
    Boa semana

    ResponderEliminar
  5. Ui,deve ser tão boa essa tarte!!!!
    Realmente as formas de silicone são excelentes!!!
    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  6. Olá miga!! Eu ainda não usei as minhas formas de silicone mas nao vejo a hora!! Só espero mesmo que se desenforme tao bem como a tua!! Adorei a tarte!! Deve ser mesmo deliciosa e esse aspecto já diz muito!! Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Mas que tarte tão apetitosa!!!!
    Eu tb tenho uma forma dessas e realmente é uma maravilha...
    A esta hora já ia uma fatia dessa tarte, ainda há???

    ResponderEliminar
  8. Oláaaa linda :D
    Mas q bela tarte, está com um aspecto guloso... nham nham...

    Temos tido uns dias muito quentinhos, nem parece q estamos no Outono! ehehehehee
    Pertinho de nós temos várias feiras... uma " Mediaval " que costumanos visita-la todos os anos, muito gira mesmo!
    Dps outras com carrocéis, tendas com muitos tipos de artigos...
    Qt as formas são verdadeiramente espectaculares, as nossas são quase todas assim :D heheehheheh

    Concluindo com uma dentada nessa tartezinha q tem um aspecto fantastico amiga! ehehehehehhe
    Beijinhos bem doces *.*

    ResponderEliminar
  9. Realmente essas formas são fantásticas: muito mais práticas e fáceis para desenformar! Eu já me tornei fã.. Tenho 4 mas ainda quero mais :p
    Quanto á tarte só posso mesmo dizer que ficou uma delícia e que não me importava nada de lhe dar uma dentada :p
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  10. nos aqui também vamos ter uma feira desta agora de 17 out a 25 é a Feira de santa Iria ou das passas.Que rica tarte deve ser muito boa
    bjokas

    ResponderEliminar
  11. Feirinha e saltos altos definitivamente não combinam, deixa lá, para a próxima será melhor. Essas feirinhas são um espectáculo.
    Adorei a tua tarte, faz lembrar o elite creme quemadinho. Adorei.
    Beijocas.

    ResponderEliminar
  12. C*O*P*I*A*D*A*!!!!!!!!!!!!!!

    estou a babar-meeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

    ResponderEliminar
  13. essa vou ter de fazer!!!!!!! jasus essa tarte esta demais!!!!!!!!

    bjinho

    smsn.artes

    ResponderEliminar
  14. A tarte ficou uma delicia e muito linda.
    Pois é caminhar esaltos altos não está com nada...hehe.
    Eu já não aguento o calor....
    bjssss

    ResponderEliminar
  15. Olá Mamã Catarina,
    descobri o teu blog através da Liliana. Gostei muito. Esta tarte está uma tentação...
    Somos quase vizinhas...lol...eu sou da zona de Alenquer.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  16. Tem um aspecto de leite-creme que é uma delícia :)

    ResponderEliminar
  17. Que coisinha boa :-D
    Adorei essa tarte... ficou simplesmente fantástica :-P

    Bjokas***

    ResponderEliminar
  18. bem catarina esta uma beleza esta tarte.
    e essas forams muio giras.
    ams ainda nao uso muito.
    gosto do tradicional.
    manias:-)

    ResponderEliminar