quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Pastéis de Feijão


Pastéis de Feijão, Tarte de Grão... não há sobremesa com leguminosa que eu não goste. Quem não conhece franze a sobrancelha. Afinal, feijão ou grão é para acompanhar com bacalhau ou outro peixe, batatas e muito azeite. Mas, por outro lado, quando adicionados aos ovos e açúcar, ficam deliciosos. Primeiro estranha-se, depois entranha-se.

Não estarei a mentir se vos disser que esta receita já foi feita por três vezes seguidas. A primeira para experimentar, a segunda para receber a visita de uns familiares e a terceira para uns amigos. Bons demais para ficarem esquecidos. E simples, muito simples de se fazer.

INGREDIENTES PARA A MASSA:
1 colher sopa margarina
125 g farinha
1 dl água
Sal q.b.
INGREDIENTES PARA O RECHEIO:
60 g feijão branco cozido
3 ovos
3 gemas
30 g amêndoa moída
250 g açúcar
Água q.b.
Farinha e açúcar em pó q.b.
PREPARAÇÃO:
Para a massa, juntar os quatro ingredientes e amassar bem. Cobrir com um pano seco e, por cima deste, com outro pano húmido, deixando repousar um pouco.

Para o recheio, reduzir o feijão a puré juntamente com os ovos e as gemas. Adicionar logo depois a amêndoa. Levar o açúcar ao lume com um pouco de água e deixar ferver cerca de 2 minutos. Juntar os dois preparados e envolver muito bem com o auxílio de uma vara de arames.
Estender a massa, cortar círculos com o auxílio de um cortador redondo e forrar forminhas de alumínio, previamente untadas e polvilhadas. Encher com o recheio de feijão praticamente até acima, polvilhar com um pouco de farinha de trigo e um pouco de açúcar em pó. Levar ao forno pré-aquecido a 225º C cerca de 25 minutos.


Já os experimentei com a massa que vem na receita original e também com massa folhada. Sem dúvida que prefiro a segunda opção. Não só por ser mais simples e rápido, mas principalmente porque achei a massa original muito quebradiça e difícil de estender com o rolo. No entanto, deixo-vos a receita completa, para o caso de quererem também experimentar as duas possibilidades.

25 comentários:

  1. Estão tão bonitos!
    Agora ia um em jeitos de sobremesa! Ainda ia a tempo!
    A "tal" remessa saiu super económica! lol
    Andas sempre a descobrir!
    (Mas tu já sabes o que eu acho, lololol).

    Muitos beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. Ai amiga adoro este genero de pasteis!!!
    Para mim qualquer uma das versões servia:))e acredita que já comia alguns!
    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  3. Devem ficar muito apetitosos esses
    bolinhos!

    ResponderEliminar
  4. Isso é que foi um fim de semana cheio de coisas boas!! Pois eu nunca fiz desses pastéis, apenas comi de compra e tenho a dizer que são dos meus favoritos. adoro a textura enqueijada deles e o sabor, uma perdiçao!! Pois nem imagino o sabor dos caseirinhos e comer ainda mornos...uau!! agora vais ter sempre uma fila à porta de casa a pedir pasteis, ahh pois, a notícia espalha-se e os vizinhos vao-te "chular" uns bolinhos!! eheh
    adorei...beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  5. Hummmmmmmmmmmm
    Bom aspecto devem ser deliciosos
    Jinhos fofos

    ResponderEliminar
  6. esses pastei sao do melhor mas normalmente nao os faço em casa!!
    os teu estao super aptitosos!
    e quabnto ao engano ainda bem que foi pão ralado... se fosse outra coisa era bem pior!
    ficou bom é oque intressa.
    bjs

    ResponderEliminar
  7. Oláaaaa minha querida!
    Bom começo de semana hein... ehehehehhee
    Qtos aos bolinhos parecem ser maravilhosos, tb acho q prefiro sem a massa folhada... eheheheheh
    Qto ao engano do pacote de amendoas por pão ralado acontece amiga, mas ves q ninguém deu por ela! ehehehehh Qdo as coisas são bem feitas é assim! ehehehheh
    Beijinhos doces linda *.*

    ResponderEliminar
  8. mais uns bolos apetitosos
    bjokas

    ResponderEliminar
  9. Minha linda, esses dias com amigos e familia em casa sãoo divinos. eu também tive dose dupla, mas foi tudo no domingo.
    Adoro pasteis de feijão, tenhoa receita guardada é espera para fazêla mas ainda não foi desta.
    Ficaram magníficos os teus pasteis, com ou sem massa folhada.

    ResponderEliminar
  10. se tu soubesses como eu GOSTOOOOOOOOOOOOOOOOOOO disso!!! UAU!! TAO BOM!

    ResponderEliminar
  11. Ficaram tão, mas tão apetitosos :)
    Já fiquei com a barriga a dar horas!!
    Que fim de semana produtivo.. Foi XXL, é certo mas... :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  12. Adoro pastéis de feijão, nunca fiz, os teus têm um aspecto fantástico.
    Mas o teu feriado prolongou-se para Terça-feira? ...hehe.
    Bjsssss

    ResponderEliminar
  13. Que lindos ficaram e devem ser tãããããããoooo bons!! Beijinhos.

    ResponderEliminar
  14. Nunca fiz em casa...quando era mais nova comia...comia...pk eu adoro estes pastéis...comprava muito era na escola...
    k bom mesmo....
    adorei!

    ResponderEliminar
  15. Olá querida, quando vi a tua mensagem no msn que estavas a comer pasteis feitos por ti fiquei de água na boca, mas agora depois das fotos ainda mais!!!!
    Vou ter que experimentar.
    Adorei essa da troca de ingredientes!!!

    Beijokas,
    Carla

    ResponderEliminar
  16. Adoro esses pasteís mas nunca os fiz! O que eu gostei mais foi da tua história... fantástica!!! Acabaste de inventar uns novos pasteís!!!

    Bjs e o fim-de-semana está quase...

    Alice

    ResponderEliminar
  17. Adoro pastéis de feijão. Já fiz, mas ainda não tinha o blog, hei-de repetir para postar.
    Bjs

    ResponderEliminar
  18. Adoro pasteis de feijão, tenho que exprimentar esta receita...os teus estão simplesmente deliciosos
    bjs

    ResponderEliminar
  19. Olá!!

    Venho retribuir a visita!!
    Serás sempre bem vinda e por aqui também há muita coisnha boa :)

    Bjocas

    ResponderEliminar
  20. Adoro pastéis de feijão e os teus estão mesmo a rir-se para mim!Beijocas grandes e uma boa semana.

    ResponderEliminar
  21. Gosto muito de pastéis de feijão, mas nunca fiz, mas os teus estão fantásticos.
    BJS

    ResponderEliminar
  22. Amiga, acabei de publicar uns pasteis de feijão, uma receita quase quase igual á tua...
    São uma maravilha realmente!!!!!!!!!
    Os teus também ficaram muito apetecíveis!!!!!

    ResponderEliminar
  23. Realmente esta louça é igual á minha!!!!!!
    bjocas

    ResponderEliminar
  24. hehe isso e que fou catarina sus gulosos.
    mas tem ca um bomaspecto
    eu tambem goato muito.deixa la o desastre correu bem e o que vale.
    isso e que importa.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Eu sou completamente viciada em pastéis de feijão!!

    Houve uma vez que me enganei a dizer o nome e disse que adorava pastões de feijães LLOOLL claro que sou gozada ainda hoje por essa gaffe e já passaram 2 anos que a disse, mas ficou na memória :D

    ResponderEliminar