terça-feira, 24 de novembro de 2009

Molotof com Pudim de Chocolate / Morango


Está frio, muito frio, e eu tenho as mãos geladas. Cozinhar no forno continua a ser um prazer, agora com duplo sentido.
Este pudim que mostro hoje foi também tirado de uma daquelas revistas pequeninas, das quais me tornei consumidora assídua. Escolhi-o para aproveitar umas claras que tinha no congelador. Estava um pouco de receio devido à fama que os pudins de claras [Molotof] têm, mas teria de arriscar para ver o resultado final.
E em boa hora o fiz, pois ficou tão perfeito como eu nunca julguei ser capaz. Truques? Nem eu sei. A receita pede 15 a 20 minutos no forno, e assim fiz. Mas findo esses minutos desliguei o forno e deixei o pudim lá dentro, por achar que poderia crescer um pouco mais! Não abri o forno, não mexi, deixei-o lá estar bem sossegado. Ao fim de mais 10 minutos espreitei com muito cuidado, para não haver correntes de ar, e optei por deixar a porta do forno entreaberta! E assim o pudim foi arrefecendo aos poucos e manteve-se firme. Olhem só:



INGREDIENTES:

6 claras
1 pitada sal fino
1 colher sopa de açucar por cada clara
2 colheres sopa caramelo líquido
1 pudim instantâneo [Boca Doce] [sabor a gosto]
3 colheres sopa açúcar
5 dl leite
PREPARAÇÃO:
Bater as claras com a pitada de sal até subirem. Juntar o açúcar e o caramelo líquido aos poucos e continuar a bater até obter um castelo bem firme. Untar uma forma com 23 cm de diâmetro com margarina e polvilhá-la com farinha, verter o preparado de claras uniformemente e bater com a forma numa bancada para que se preencham todos os espaços de ar.
Levar ao forno a 180º C cerca de 15 a 20 minutos e desenformar apenas quando estiver frio. Nessa altura prepara-se o pudim, juntando os três últimos ingredientes e leva-se ao lume para engrossar, mexendo sempre. Deixar amornar e verter por cima do Molotof.

Eu gostei. Fica agradável à vista pela diferença de cores, e em termos de sabor também fica uma deliciosa combinação. O pouco de pudim que sobrou deu para encher dois potes que mais tarde seriam para as meninas.

17 comentários:

  1. Ficou tão perfeitinho o teu pudim!! Mas fizeste bem nao o retirar logo...é por isso que muitos vão a baixo!! Ficou mesmo com um aspecto fofinho! Um beijão enorme!!!

    ResponderEliminar
  2. Que bom aspecto...
    Já imprimi...
    Jinhos fofos

    ResponderEliminar
  3. Amiga que belo docinho. Mas eu e a minha mão pesada para molotof, livra nunca acerto uma. Podes me dar umas dicas?
    Beijinhos doces

    ResponderEliminar
  4. Ficou PERFEITO o teu MOLOTOF amiga..
    Parabéns!!
    E com o pudim.. Nham nham :p
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  5. Adoro qualquer tipo de pudim de claras (molotof etc.) este teu ficou muito bonito, todo perfeitinho, parabens.
    Beijinhos linda

    ResponderEliminar
  6. Tem muito bom aspecto, eu quando faço também deixo dentro do forno com a porta entreaberta cerca de 15 minutos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Ficou lindo! Eu não consigo fazer um em condições... Tenho que experimentar fazer como tu porque no Natal acho que vai estár cá alguém que gosta muito disso!

    Andas fugida? lol Já a preparar o Natal?
    Beijinhos.
    PS - A ver se falamos.

    ResponderEliminar
  8. Tem uma carinha bem tentadora... os meus molotov nunca saem nada de jeito!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. Que boa ideia! Tenho sempre tantas claras congeladas... vou exprimentar certamente (e vou usar o teu truque e deixar lá dentro).
    O meu blog dos bolos mudou de endereço agora é http://alicenopaisdoacucar.blogspot.com
    o outro fica sem efeito.
    Beijocas e boa semana
    p.s. já segui a tua dica e coloquei lá os seguidores :-)

    ResponderEliminar
  10. Nao arranjas espaço pa mais uma filhota aí em casa?!!! lalalalal

    o teu molotov ta PERFEITO!!! LINDO!!!! gostei mto amiga do 10 andar!!! LOL

    ResponderEliminar
  11. Que aspectooooooo. . . não sobrou nada de nadinha??? Uma delicia mesmo :)

    beijocas grandes

    ResponderEliminar
  12. Ficou perfeito!! E com essa calda de chocolate está mesmo a convidar-me!!!
    Beijocas*

    ResponderEliminar
  13. Isto hoje está difícil. Salto de um blogue par aoutro e é só delícias com chocolate, assim fica mesmo difícil de resistir.

    ResponderEliminar
  14. mais que perfeito.
    eu ca nao conseguia fazer um que nao fosse todo abaixo hehe
    tenho la um pudim para colocar tambem com cobertura
    uma maravilha.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Olá

    E hoje só vejo coisas boas nos blogues! Este teu pudim é fantastico! Adoro este tipo de pudins!! Bjcs

    ResponderEliminar
  16. Olá Catarina! Que lindo pudim! Também uso essa técnica do forno. Eu até o deixo lá ficar uma hora se fôr preciso para ele ficar bem frio e resulta sempre. O teu está um espectáculo! Beijocas grandes e tudo de bom.

    ResponderEliminar