segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Tarte Cremosa de Pão


Mais um fim de semana que passou, e a voar como sempre. Sexta feira fui à escola da Patrícia [mais crescida] levar uma caixa cheia de bolachas conhecidas como Dedos de Bruxa, para ela distribuir pelos colegas. Sábado foi dia de arrumações cá por casa e para o jantar tivemos a companhia da minha mãe. Domingo começámos logo cedo com os meninos a bater à porta e a pedir "Pão por Deus. Entre tantas outras coisas, damos entrada numa nova semana, e eu fico estupefacta com a rapidez com que os dias passam.
Faço muitas tartes doces, é um facto, mas a verdade é que me fascinam por serem quase sempre tão simples, rápidas, saborosas e com textura de queijada na maioria das vezes.
Umas levam massa folhada, outras massa quebrada... mas sem dúvida que as minhas favoritas são as que não levam nem uma e nem outra, é só juntar os ingredientes e verter o preparado numa forma, para posteriormente ir ao forno. Só as tartes salgadas ainda não me cativaram, mas acredito que um dia a minha opinião mude.
INGREDIENTES:
300 g pão de véspera
250 g açúcar
7 dl leite
6 ovos
4 gemas
2 gotas essência baunilha
PREPARAÇÃO:
Ligar o forno a 180º C, untar uma tarteira com margarina e polvilhar com açúcar. Triturar o pão e juntar-lhe o açúcar. Ferver o leite e verter sobre o pão, envolvendo tudo. À parte, bater os ovos com as gemas e a baunilha, com o auxílio de uma vara de arames. Juntar ambos os preparados e verter na tarteira. Levar a cozer durante 40 minutos, caso comece a ficar muito escura por cima deverá tapar-se com uma folha de alumínio. Pode ser servida polvilhada com canela e açúcar em pó.


Simples, não é? Esta tarte é óptima para aproveitamento de restos de pão, seja ele de forma ou não. Atenção porque no final da cozedura começa a crescer bastante, chegando mesmo a criar bolhas de ar, que irão ao lugar assim que a Tarte comece a arrefecer. Fica grande, saborosa e de textura húmida e ensopada, cá em casa todos preferimos as bordas por terem açúcar crocante.

20 comentários:

  1. Amiga que tarte fantástica :)
    Adorei mesmo.. óptima para aproveitar sobras de pão!!
    Vou levar a receita comigo :p
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Mamã Catarina,

    amei, este pão, uma fatia por favor...
    Já compras-te muitas coisas no Januário?

    Jinhos fofos

    ResponderEliminar
  3. Bela tarte de aproveitamento de pão. Eu gosto das doces e salgadas :)

    ResponderEliminar
  4. mais uma bela tarte este fds fiz outra vez tarte pastel nata divinal
    bjokas p vc´s e boa semana e sim o tempo acelera muito

    ResponderEliminar
  5. Mais uma tarte deliciosa...

    Boa semana amiga
    beijinhos
    Liliana

    ResponderEliminar
  6. Linda a tarte! Eu cá, quando quero fazer uma tarte venho procurar no teu blog!

    ResponderEliminar
  7. Esta tarte ficou espantosa...uma verdaeira delicia. Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Que maravilha de tarte!! óptima para aproveitar restos de pão!! Tentadora...
    Beijocas*

    ResponderEliminar
  9. Tem excelente aspecto, nem diria que era feita com pão, qual é o pão que usas?
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Deve ser simplesmente delíciosa!!!
    Agora quando precisar de uma tarte já sei onde procurar a receita:))
    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  11. Realmente as tartes são uma tentação. No meu caso adoro as doces e as salgadas... as quiches então, são as minhas preferidas LOL

    Essa receita deve ser maravlhosa... gostei mesmo. Já guardei para testar :-)

    Bjokas***

    ResponderEliminar
  12. Ficou linda esta tarte!!!
    E mesmo como eu gosto, tipo queijada......

    ResponderEliminar
  13. Olá Mãmã Catarina: Espero que estejam todos melhores! Tenho andado um pouco sumida porque foi os anos da minha filhota e do filho da minha "sócia" dos bolos. A festa da minha filhota correu bem e ela estava muito feliz, logo...eu também fiquei feliz! Parabéns por mais esta tarte eu adoro tartes doces e salgadas! Quando puderes espreita os bolinhos, gosto sempre de saber a tua opinião! Beijinhos Alice

    ResponderEliminar
  14. Que delicia, e bem facil, esta eu tenho que levar, ok?
    Ficou fantastica.
    Beijocas grandes

    ResponderEliminar
  15. E bem cremosa e bem deliciosa :)

    Adorei, dev ter ficado mesmo uma delícia miga :)

    beijocas grandes***

    ResponderEliminar
  16. deixa la eu adoro que trgas muitas tartes. soa faceis de fazer e dao-nos sempre um regalo a comer.
    esta uma delicia esta de pao. e ve-se o quanto cremosa e.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  17. HE LA!!! QUI È ISTO!!!! UAUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU


    esta magnifico..... *.*

    a proposito...ainda n te agradeci da conversa q tiveste cmg naquele dia a noite no msn...! foste uma querida!!! Afinal...tb sou patricia....é como se fosse tua filhota!! heheheheh UM BEIJO ENORME

    ResponderEliminar
  18. Esta tarte está fantástica!
    Adoro as tuas tartes, são sempre apetitosas!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  19. Já a fiz, já a "postei" e, é de facto..
    DELICIOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOSA!!
    Beijinhos linda*

    ResponderEliminar