segunda-feira, 9 de maio de 2011

Bolachas de Manteiga Delicadinhas



Há já tanto tempo que não fazia bolachinhas em casa, e as meninas bem que se fartam de pedir. Sabe sempre bem ter uma lata bem recheada de bolachas de todos os sabores e formatos. Mas lá está, o tempo também não é muito para me poder dedicar a essa tarefa, uma vez que eu sou fiel à forma mais tradicional usando os vários cortadores de que disponho. Bem sei que com o dispara-biscoitos é muito mais rápido, mas é utensílio que ainda não me cativou e, por essa razão, ainda não tem bilhete de entrada para a minha cozinha.

INGREDIENTES:

125 g açúcar
125 g manteiga
2 gemas
raspa 1 limão
325 g farinha trigo
açúcar granulado q.b.

PREPARAÇÃO:

Juntar o açúcar com a manteiga previamente amolecida, as duas gemas, a raspa do limão e, finalmente, a farinha. É necessário ir envolvendo tudo muito bem à medida que se acrescenta um novo ingrediente. Formar uma bola e deixar a repousar cerca de 15 minutos.
Enquanto isso, estender uma folha de papel vegetal ou um tapete de silicone no tabuleiro do forno e espalhar farinha na bancada. Estender a massa com o rolo até ter cerca de 3 mm de espessura e cortar bolachas com o auxílio de um cortador redondo ou até mesmo de um copo. Dispor no tabuleiro, fazer efeitos com uma faca e polvilhar com o açúcar. Levar ao forno bem quente até ficarem douradas. Retirar e deixar arrefecer antes de guardar.


Normalmente as bolachas não são complicadas de se fazer, e confeccionar estas tornou-se ainda mais simples e especial com a ajuda da cozinheira mais pequenina cá de casa. Eu ía acrescentando os ingredientes e ela ía mexendo, eu ía estendendo a massa e ela ía mordiscando bocadinhos que sorrateiramente caíam. A parte do forno já ficou a meu cargo enquanto as meninas almoçavam. Num piscar de olhos já se consegue ver o fundo à lata, desculpa mais do que suficiente para, muito brevemente, fazer nova dose. Os pequenos habitantes desta casa agradecem!!

13 comentários:

  1. que optimas bolachinhas, só falta o chá!! bjks

    ResponderEliminar
  2. Ficaram bem mimosas essas bolachinhas, eu também tento manter a latinha cheia, ás vezes é que o tempo não é muito e tal como tu ainda não aderi ao dispara biscoitos e faço-as por isso de modo tradicional também...

    beijos e boa semana!!

    ResponderEliminar
  3. Têm um aspecto delicioso!!!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. As tuas bolachas estão mesmo bonitas, os meus parabéns!

    ResponderEliminar
  5. Olá miguita! Eu realmente até tenho um dispára biscoitos cá por casa, mas que me lembre só o usei uma vez, sinceramente, não percebo nada daquilo!! Ah Ah Ah...mas não digas a ninguém!! :P
    Adorei estas bolachinhas, devem de ser uma maravilha!
    Beijinhos carinhosos!

    ResponderEliminar
  6. Hummm... e eu, terei direito a bilhete para tirar uma bolacha da tua lata? ;)

    Beijocas***

    ResponderEliminar
  7. Hello é a 1ª vez que li o teu espaço online e gostei tanto!Bom Trabalho!
    Cumps

    ResponderEliminar
  8. Catarina, una pasada esas galletas tan ricas que has hecho, tienes un blog precioso y una srecetas magnificas, me gustan y me quedo como seguidora y te invito a que visites mi blog que tiene de todo un poco sbre todo cocina.

    tremendita-tremendita.blogspot.com

    Besitos

    ResponderEliminar
  9. Foram feitos por outra pessoas, mas estão excelentes e sei que seguiram a receita. Parabéns pela sugestão.

    ResponderEliminar
  10. Amanhã esta receita vai reinar cá em casa :)
    Depois será só decorar!!
    Obrigada pela partilha, sabes que sou tua fã incondicional :)

    ResponderEliminar