quarta-feira, 18 de junho de 2008

Tarte Pastel de Nata


Na Passagem do ano 2006 estava eu gravidíssima da minha filha mais nova, que fez ontem 17 meses. Festejámos a entrada no novo ano na casa dos nossos compadres e juntámos uma série de pessoas. Numa mesa cheia de comida e bebida, houve uma sobremesa que se destacou. Dourada e de aspecto apetitoso, não descansei enquanto não a provei.
Dias depois perguntei à minha comadre o nome daquela tentação, era a tão conhecida Tarte Pastel de Nata. Infelizmente ela não sabia a receita pois não tinha sido ela a fazê-la, mas procurando na Internet iria com certeza encontrá-la. E assim foi, a minha Tarte é uma compilação de várias receitas, razão pela qual não me é possível dar os créditos a um só site ou blog.

Cá por casa todos adorámos esta pequena maravilha, tão simples e tão boa. Já a experimentámos com a massa sugerida na receita [fotografia abaixo] e também com massa folhada [fotografia acima] e a nossa preferência recai na segunda opção. Sugiro que provem uma fatia generosa polvilhada com açúcar em pó e canela.

INGREDIENTES PARA A MASSA:
150 g farinha
60 g açúcar
60 g manteiga
1 gema

PREPARAÇÃO DA MASSA:

Misturar todos os ingredientes com a mão [ou com um processador], amassando bem e juntando umas gotas de água, se necessário. Estender a massa com o rolo e forrar uma tarteira, previamente enfarinhada e untada com margarina.

INGREDIENTES PARA O CREME:

6 colheres sopa açúcar
1 1/2 sopa farinha maizena
4 gemas
1/2 l leite
1 pau de canela
3 cascas de limão

PREPARAÇÃO DO CREME:

Juntar o açúcar, a farinha maizena e as gemas e mexer bem. Acrescentar o leite em fio, juntamente com o pau de canela e as cascas de limão. Levar ao lume até engrossar, não parando de mexer. Assim que o creme estiver consistente, verter para a tarteira e levar ao forno a 180°C por 40 minutos.

9 comentários:

  1. Nem imagina como eu gosto deste tipo de doces: pastel de Belém, pastel de nata, bom bocado, tarte de natas então acompanhado por um café ou chá... ai que regalo! Fico feliz para o resto do dia =P

    Vou guardar a receita para experimentar!

    bjs

    ResponderEliminar
  2. já fiz esta tarte muitas vezes, mas já não faço há seculos!
    a minha receita era da teleculinaria, logo dos primeiros numeros que eu já sou antiga!

    a tua está optima!!

    ResponderEliminar
  3. Eu nunca provei mas se for igual aos pastéis de nata é bem bom ;) E a tua ficou muito bem ;)

    ResponderEliminar
  4. Olá Querida Katy,não tens que pedir desculpa coisa alguma acontece e vou ver no lidl se lá vejo sim,embora este mais perto de mim acho que não tem.Parabéns pelas filhinhas lindas,e pelo aniversário já da mais novinha,não tarda está com 2 aninhos.O bolo está lindo e eu como Lisboeta que sou adoro pásteis de nata mornos de preferencia e com canela,tão bom!e o teu deve estar uma maravilha mesmo,hei de o fazer posso provar a tua?beijitos :O)

    ResponderEliminar
  5. ó mamã...
    amo, amo, amo...
    Divinal, outro dos teus pecados...
    Bjinhos da Bela

    ResponderEliminar
  6. Catarina deixei algo para ti lá na canela moida. Depois passa e dá um clique ok?
    Boa noite

    ResponderEliminar
  7. É uma rica tarte e como adoro pastéis de nata, a tarte deve ser deliciosa, bjs

    ResponderEliminar