quarta-feira, 15 de julho de 2009

O Bolo de Aniversário


Ainda não estou craque na decoração de bolos com Pasta Portuguesa, mas sou persistente e continuo em busca da perfeição. Um dia terei orgulho em mostrar os meus bolos.
Há já alguns dias que este bolo estava idealizado ao pormenor, pensando que iria correr um pouco melhor que a experiência anterior. Enquanto amassava estava a correr bem, até que a massa começou a rachar em várias partes quando estava a tentar cobrir o bolo, mesmo com o auxílio do rolo. O mesmo problema de sempre e que eu não estava a conseguir contornar. Tal como na vez anterior, colei algumas flores para esconder as imperfeições, mas eu sabia que elas lá estavam.

Depois de muito pesquisar por aí descobri, finalmente, que o problema está no facto de eu não amassar devidamente a pasta. Ou seja, eu normalmente costumo comprar embalagens de 1 Kg, tirando o pedaço que seria necessário e passava de imediato com o rolo. E não é assim, devemos amassar o pedaço pretendido com as mãos primeiro, o tempo suficiente para que a temperatura das nossas mãos amoleça ligeiramente a massa.
Fiz o habitual e tão requisitado Bolo de Iogurte, encharcado com calda de ananás e recheado com chantilly e pedaços de ananás.

20 comentários:

  1. Como tu dizes, e bem, só fazendo é que se aprende.
    E todo o amor que colocaste ao fazer este bolo é mais do que razão para ele ficar ainda mais bonito!
    Só tu é que lhe estás a ver defeitos... para mim está excelente!

    ResponderEliminar
  2. ficou lindo e co muito bom aspecto!!!!!

    bjkas

    ResponderEliminar
  3. digas o que disseres para mim o bolo está lindo... não vejo defeitos nenhuns.
    e o que conta é o amor com que foi feito.

    ResponderEliminar
  4. Bem, mas que grande aventura! Mas o resultado final ficou lindo! Parabéns!

    ResponderEliminar
  5. Olha o bolo está o máximo!Acredita que está!

    Eu nunca me aventurei com pasta portuguesa ou essa que referiste, onde se pode comprar, gostava de fazer bolos de aniversário assim tão giros como o teu, para a famelga cá de casa1


    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Para 2º bolo está muito giro e as cores muito bem escolhidas...
    Ficou amoroso.
    Se quiseres mais umas dicas sobre como trabalhar a pasta é só dizeres...
    Um truque com a pasta portuguesa é por um bocadinho no microondas, na potência mais baixa, que ela fica logo mole e muito fácil de trabalhar...
    Gordura nunca adiciono, mas amassar amasso um pouco.
    Eu uso pasta portuguesa, americana e covopaste e gosto de todas...
    Hoje em dia até uso mais a portuguesa, pois tem cores fantásticas...

    Qualquer coisa é só dizeres.
    Bjs grandes

    ResponderEliminar
  7. Amiga muito sinceramente não vejo defeitos nenhuns, o bolo está lindíssimo, quem me dera eu conseguir fazer o mesmo! Mas eu moro aqui num fim de mundo onde não se encontra nada do que é necessário para fazer essa pasta! É triste!! Tenho de ver se consigo encomendar, pois os nossos aniversários estão bem pertinho e eu queria fazer um bolinho assim bonitinho como o teu!!! :(
    Vamos ver se consigo!!
    Bjcas.

    ResponderEliminar
  8. Aparentemente está muito bem, mas é sempre bom melhorar o dotes artísticos :)

    ResponderEliminar
  9. Eu acho que o bolo está lindíssimo. Desculpa mas não acho defeitos nenhuns. Eu faço como a STA disse, coloco uns segundos no microondas e fica logo pronta a trabalhar, só amasso um pouco (mas muito pouco) e passo logo com o rolo. Atenção que a pasta portuguesa seca mais que a Americana, se tens a embalagem aberta á muito tempo é provavel que isso aconteça.

    Bjocas

    ResponderEliminar
  10. Miguita voltei! Tens um desafio muito engraçado no meu blog! Espero que gostes! :)
    Bjcas.

    ResponderEliminar
  11. O bolo ficou muito bonito! Não importa as pequenas imperfeições, mas sim o amor com que foi feito. Com o tempo vais concerteza conseguir aperfeiçoar outras maravilhas como esta. Eu nunca fiz nenhum, porque aqui nesta terrinha ainda não consegui encontrar nenhuma destas pastas. Mas gostava... Vou continuar á procura. Bjs

    ResponderEliminar
  12. O bolo está muito bonito. Eu utilizo uma mistura de açucar k me aconselharam na loja e tem corrido bem, desde o email k enviei já fiz dois. Alguma duvida pode tambem contar comigo.

    ResponderEliminar
  13. Não fiques triste. Eu acho ke ficou lindo! E ao ler o teu post parece ke me estava a rever nas minhas aventuras com pasta americana lol É que tb tive os mesmos problemas! E já agora, onde compras a pasta já feita? Eu costumo faze-la em casa mas dá imenso trabalho e suja muito.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Com ou sem rachas, mais ou menos perfeito, para mim ficou lindo!!! E a foto da fatia de bolo dá cá uma vontade de dar umas várias garfadas a esse bolo!! :D

    ResponderEliminar
  15. acho que esta o maximo pode ter rachas ou la o que mas eu nao vejo nada.
    e com a pratica que la vamso chegando e vais ver que vai sair ainda melhor da proxima.
    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  16. o bolo tá lindo! mesmo,... e k deve ser uma delícia!b.f.s.jinho

    ResponderEliminar
  17. Pois é minha amiga, eu não vejo qualquer defeito neste bolinho...mas acho que com o tempo vais melhorara bastante. Tens talento e isso é o que importa. Gostei muito e acho que brevemente vais receber ums quantas encomendas. Jinhos doces e dsculpa a ausência.

    ResponderEliminar
  18. Acho que o seu bolo está muito bonito e a sua filha adorou de certeza (o sorriso deles é o mais importante). Não desista da pasta de açucar portuguesa eu tenho feito sempre com essa e sai bem (claro que também preciso de muita pratica). Boa Sorte!

    ResponderEliminar
  19. Adorei a cor do bolo e a forma de flor está espectacular! Beijinhos!

    ResponderEliminar
  20. Catarina, vim retribuir a tua visita e conhecer o teu cantinho e gostei muito do que já vi...
    Identifico-me contigo nas tuas palavras e neste post sobre os aniversários daos nossos tesouros...os nossos filhos!
    Também fiz algumas experiancias com pasta e concordo com o teu stress :)
    Mas é fazendo,experimentando e erreando que se aprende não é?!
    Voltarei muitas vezes!
    Deves ser uma mãe e uma pessoa maravilhosa...
    jinhos
    Tina

    ResponderEliminar